Cadastro e Sorteio Minha Casa Minha Vida

Quando o assunto é casa própria financiamento de moradia popular, o cadastro e sorteio Minha Casa Minha Vida é um dos melhores do Brasil.

Esse é um dos poucos programas que faz o financiamento de moradia popular. Ele acontece em parceria do Governo Federal, Prefeituras locais e Entidades Organizadora.

Se seu desejo é conseguir a independência da casa própria e ter qualidade de vida, os cadastro e sorteio do Minha Casa Minha Vida podem te ajudar.

Minha Casa Minha Vida: Inscrições em Sorteios de Moradias Populares

Confira também o artigo sobre o Minha Casa Melhor para mobiliar sua casa
Confira também o artigo sobre o Minha Casa Melhor para mobiliar sua casa

As inscrições no programa Minha Casa Minha Vida podem ser realizadas de muitas maneiras. Porém, quando o assunto são as casas populares a melhor forma de se inscrever é procurando a Secretaria de Habitação do seu município e dando entrada no cadastro.

A maioria das cidades tem um cadastro que lista as pessoas que ainda não tem a casa própria. Apontando um índice de pessoas que precisam de moradias populares e que têm o direito ao programa Minha Casa Minha Vida.

Documentos para participar do programa

Recolhendo os documentos certos e organizando com cuidado, você economiza tempo e tem maiores chances de ser aprovado no programa. Assim, os documentos abaixo devem ser apresentados no caso de consulta na agência da Caixa e também no dia do sorteio:

  • RG e CPF.
  • Cadastro Habitacional.
  • Comprovante de Renda dos últimos 6 meses.
  • Extrato do FGTS atualizado.
  • Imposto de Renda.
  • Carteira de Trabalho.
  • Certidão de Casamento, caso seja casado.
  • Declaração de imposto de renda do período anterior.
  • Comprovante de Água, Luz, Aluguel, Escola, entre outros.

Quando acontece o sorteio?

Geralmente, o cadastro e sorteio de moradias Minha Casa Minha Vida acontecem após a construção das residências populares. Dessa forma, é marcado um dia com todas as famílias inscritas e os membros da prefeitura da cidade.

As pessoas que estão no cadastro são convocadas e o sorteio é feito publicamente, por meio de um número de inscrição.

Leia também sobre o Cartão Reforma que possibilita a finalização da construção de casas e reformas.

As Casas Sorteadas pelo Minha Casa Minha Vida São Gratuitas?

Um dos maiores erros é acreditar que não se paga nada pela casa sorteada pelo programa Minha Casa Minha Vida. Quando você é sorteado você tem direito aos benefícios de financiamento e à moradia.

Por isso, há um valor a ser pago para Caixa mensalmente, claro que todos não pagam a mesma mensalidade. Ela depende do perfil de financiamento que a Caixa fez para aquela casa popular e da sua renda familiar.

Ainda assim, vale muito a pena fazer parte do sorteio, pois você tem uma chance real de conquistar a casa própria. Sem falar que o valor cobrado pelo financiamento da Caixa é bem abaixo de mercado, o que te ajuda a abandonar de vez o aluguel.

Como saber o resultado do cadastro e sorteio Minha Casa Minha Vida?

Confirme os documentos para aumentar as chances de ser sorteado
Confirme os documentos para aumentar as chances de ser sorteado

O nome sorteado pelo Programa de casa populares é divulgado pela Prefeitura em seu Diário Oficial da União. Ele também é feito no ato do sorteio, quando as pessoas fazem a retirada simbólica das chaves.

Depois do sorteio, a Secretaria de Habitação precisa que a pessoa se apresente para fazer o cadastro. Neste momento, leve RG, CPF, comprovante de endereço e de renda.

Todos os documentos devem ser apresentados para recebimento da chaves. Não esqueça que documentos adicionais podem ser solicitados se a Secretaria precisar de mais comprovações.

As moradias sorteadas não podem ser transferidas, pois são concedidas as pessoas carentes e suas famílias. Assim, elas não podem ser alugadas e muito menos comercializadas.

Quem vende a casa popular perde o benefício e a casa pode ser restituída ao Estado, já que o governo pagou parte do valor da moradia.

PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA – Aula #06

Vale a pena compartilhar!

15 Comentários

  • Olá meu no eh Jean , há 4 anos atrás fui sorteado em uma casa da Prolar , assinei TD os papéis e paguei parcelas , porém decidi desistir da casa junto a caixa e deixar para próxima família … Assinei a desistência . Gostaria de saber se eu me encaixo no programa minha casa minha vida para um financiamento com subsídio . Pois hj me encaixo no tipo 1,5 com renda até 2.600 . A dúvida é : eu posso financiar uma casa com subsídio mesmo eu ter cancelado uma casa no tipo 1… Fico no aguardo obrigado

    Resposta
  • Boa tarde meu é silvania eu recebo bolsa família eu queria saber quando a pessoa ñ tiver nenhuma renda física como faz se inscrever na minha casa minha vida .

    Resposta
  • Sou pensionista gostaria de saber se posso participar da compra minha casa minha vida popular

    Resposta
  • Meu Gilmara Gonçalves Pinheiro. Gostaria de pedir pela amor Deus mim ajude com uma casa pra mora com meus 6 filhos .sei que tem muita gente que vai mim julgar pelo filhos que tenho mais sei que nesse mundo tem muita gente Boa de coração porfavou eu suplico pelo do senhor Jesus alguém mim ajudar com esse sonho ñ tenho condição de compra uma mais tenho fé em Deus que tudo vai dar certo que todas essa humilhação que eu passo nessa casa que vivo vai passar Deus vai colocar um anjo meu caminho mim ajudar. Sou da cidade de Manaus no bairro Tancredo neves número celular 994505446 porfavou só quero um lugar pra vive em paz com meus filhos.

    Resposta
  • Sou. diarista tenho 51 anos e tenho sete filhos só um é menor q morra comigo eu pago aluguel água e luz ele só estuda

    Resposta
  • Boa tarde, gostaria de cadastra no programa minha casa minha vida

    Resposta
  • Eu só quero te, uma oportunidade de ganhar esse grande presente de uma casa pronta e bonita em prol da PAZ MUNDIAL,e ser feliz juntos com minha família ,sai dá casa dos outros,.Edizer que esse dia vai chegar em prol dá PAz Mundial.des já muito obrigada pela oportunidade quem mim ajudar,, Vou orar do fundo do meu coração para essa se muito Feliz na sua vida , juntos com a sua família muito obrigado,.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo