Cadastro e Sorteio Minha Casa Minha Vida

Cadastro e sorteio Minha Casa Minha Vida

Compartilhar é se importar!

Quando o assunto é casa própria financiamento de moradia popular, o cadastro e sorteio Minha Casa Minha Vida é um dos melhores do Brasil.

Esse é um dos poucos programas que faz o financiamento de moradia popular. Ele acontece em parceria do Governo Federal, Prefeituras locais e Entidades Organizadora.

Se seu desejo é conseguir a independência da casa própria e ter qualidade de vida, os cadastro e sorteio do Minha Casa Minha Vida podem te ajudar.

Minha Casa Minha Vida: Inscrições em Sorteios de Moradias Populares

Confira também o artigo sobre o Minha Casa Melhor para mobiliar sua casa
Confira também o artigo sobre o Minha Casa Melhor para mobiliar sua casa

As inscrições no programa Minha Casa Minha Vida podem ser realizadas de muitas maneiras. Porém, quando o assunto são as casas populares a melhor forma de se inscrever é procurando a Secretaria de Habitação do seu município e dando entrada no cadastro.

A maioria das cidades tem um cadastro que lista as pessoas que ainda não tem a casa própria. Apontando um índice de pessoas que precisam de moradias populares e que têm o direito ao programa Minha Casa Minha Vida.

Documentos para participar do programa

Recolhendo os documentos certos e organizando com cuidado, você economiza tempo e tem maiores chances de ser aprovado no programa. Assim, os documentos abaixo devem ser apresentados no caso de consulta na agência da Caixa e também no dia do sorteio:

  • RG e CPF.
  • Cadastro Habitacional.
  • Comprovante de Renda dos últimos 6 meses.
  • Extrato do FGTS atualizado.
  • Imposto de Renda.
  • Carteira de Trabalho.
  • Certidão de Casamento, caso seja casado.
  • Declaração de imposto de renda do período anterior.
  • Comprovante de Água, Luz, Aluguel, Escola, entre outros.

Quando acontece o sorteio?

Geralmente, o cadastro e sorteio de moradias Minha Casa Minha Vida acontecem após a construção das residências populares. Dessa forma, é marcado um dia com todas as famílias inscritas e os membros da prefeitura da cidade.

As pessoas que estão no cadastro são convocadas e o sorteio é feito publicamente, por meio de um número de inscrição.

Leia também sobre o Cartão Reforma que possibilita a finalização da construção de casas e reformas.

As Casas Sorteadas pelo Minha Casa Minha Vida São Gratuitas?

Um dos maiores erros é acreditar que não se paga nada pela casa sorteada pelo programa Minha Casa Minha Vida. Quando você é sorteado você tem direito aos benefícios de financiamento e à moradia.

Por isso, há um valor a ser pago para Caixa mensalmente, claro que todos não pagam a mesma mensalidade. Ela depende do perfil de financiamento que a Caixa fez para aquela casa popular e da sua renda familiar.

Ainda assim, vale muito a pena fazer parte do sorteio, pois você tem uma chance real de conquistar a casa própria. Sem falar que o valor cobrado pelo financiamento da Caixa é bem abaixo de mercado, o que te ajuda a abandonar de vez o aluguel.

Como saber o resultado do cadastro e sorteio Minha Casa Minha Vida?

Confirme os documentos para aumentar as chances de ser sorteado
Confirme os documentos para aumentar as chances de ser sorteado

O nome sorteado pelo Programa de casa populares é divulgado pela Prefeitura em seu Diário Oficial da União. Ele também é feito no ato do sorteio, quando as pessoas fazem a retirada simbólica das chaves.

Depois do sorteio, a Secretaria de Habitação precisa que a pessoa se apresente para fazer o cadastro. Neste momento, leve RG, CPF, comprovante de endereço e de renda.

Todos os documentos devem ser apresentados para recebimento da chaves. Não esqueça que documentos adicionais podem ser solicitados se a Secretaria precisar de mais comprovações.

As moradias sorteadas não podem ser transferidas, pois são concedidas as pessoas carentes e suas famílias. Assim, elas não podem ser alugadas e muito menos comercializadas.

Quem vende a casa popular perde o benefício e a casa pode ser restituída ao Estado, já que o governo pagou parte do valor da moradia.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo