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Quem busca um imóvel para chamar de seu está sempre de olho nas oportunidades de negócio. Na expectativa de controlar as finanças e pagar parcelas acessíveis. Em suma cada vez mais casais realizam seus sonhos por meio do Financiamento Minha Casa Minha Vida.

O programa é atrativo porque oferece planos de financiamento conforme a renda familiar. Visando inclusive, está com processo seletivo aberto para entrega de novas unidades em 2016 e 2017.

Se você tem interesse em investir nesse financiamento, confira agora todas as etapas e funcionamento do cadastro Minha Casa Minha Vida!

Etapas do cadastro de Financiamento Minha Casa Minha Vida

No financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida, o cadastro é ferramenta crucial para dar início ao processo seletivo de inúmeras famílias brasileiras. Em suma hoje, aqueles que desejam aproveitar o empréstimo para comprar um imóvel. Antecipadamente devem fazer a inscrição no local indicado e atender aos requisitos exigidos pelos agentes.

Atualmente, o crédito para pagamento do imóvel pode ser obtido no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Para isso, o interessado deve fazer seu cadastro e seguir uma série de passos antes de iniciar o pagamento de suas parcelas de financiamento. Em conclusão veja abaixo as etapas que sucedem o cadastro Minha Casa Minha Vida:

  • Cadastro;
  • Análise;
  • Seleção;
  • Aprovação do financiamento.

Cabe destacar que nem todas as cidades são parceiras do programa Minha Casa Minha Vida. Logo que somente municípios com mais de 50 mil habitantes podem participar. Para saber se a cidade onde sua família reside está na lista, procure um representante da Prefeitura local e tire suas dúvidas.

Onde é feito o cadastro?

O cadastro no Programa Minha Casa Minha Vida só pode ser feito por maiores de 18 anos ou indivíduos emancipados. Logo que não possuam outro imóvel e que tenham nome limpo em órgãos de proteção ao crédito.

O processo pode ser feito pela internet ou junto às Prefeituras Municipais, Secretarias de Habitação, Entidades Organizadoras ou Associações Comunitárias. Antes de mais nada local de cadastro pode variar de acordo com a faixa de renda do participante e tipo de financiamento escolhido. Em suma veja abaixo como funciona para cada caso:

Financiamento de habitação em área urbana

Famílias do grupo 1 (renda mensal de até R$ 1.800,00) devem fazer o cadastro na Prefeitura ou Entidade Social. Famílias do grupo 1,5 (renda mensal de até 2.600,00). Famílias do grupo 2 (renda mensal de até 4.000,00). E grupo 3 (renda mensal de até R$7.000,00)  podem optar entre cadastro individual ou em entidade organizadora.

Financiamento de habitação em área rural

A princípio destinado a agricultores familiares e trabalhadores rurais, com renda bruta anual classificada em três categorias.

Grupo 1, famílias com renda anual de até R$17.000,00.

Grupo 2, famílias com renda anual entre R$ 17.000,01 a R$ 33.000,00.

Grupo 3, famílias com renda anual entre R$ 33.000,01 a R$ 78.000,00.

Como é feita a seleção e aprovação do cadastro?

Com os cadastros em mãos, cabe ao Poder Público indicar e selecionar quais serão as próximas famílias beneficiárias do financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A lista selecionada deve ser elaborada conforme critérios definidos na Portaria nº 412 do Ministério das Cidades.

Essa Portaria de 06 de agosto de 2015 define o Manual de Instruções para seleção dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida. Dessa forma é possível encontrar os grupos de famílias e pessoas que recebem prioridade durante o processo seletivo.

Critérios de priorização nacionais:

  • Famílias moradoras de áreas de risco ou que tenham sido desabrigadas;
  • Famílias em que mulheres são responsáveis pelo sustento do grupo;
  • Famílias que façam parte de pessoas com deficiência;

Critérios de priorização adicionais:

  • Famílias que habitam ou trabalham a, no máximo, “x” distância do empreendimento;
  • Famílias residentes no município há no mínimo “x” anos;
  • Famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada;
  • Famílias em situação de rua e que recebem acompanhamento socioassistencial do DF, estados e municípios ou instituições privadas;
  • Famílias com filhos em idade inferior a 18 anos;
  • Famílias monoparentais;
  • Famílias de que façam parte pessoas idosas;
  • Famílias de que façam parte pessoas com doença crônica incapacitante para o trabalho;
  • Famílias em situação de coabitação involuntária;
  • Famílias com ônus excessivo de aluguel;
  • Famílias inscritas no Cadastro Habitacional há mais de “x” anos;
  • Famílias em atendimento de aluguel social;
  • Famílias com mulher atendida por medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha;
  • Outros, submetidos à aprovação da Secretaria Nacional de Habitação.

Os critérios nacionais devem ser obrigatoriamente considerados e atendidos, enquanto que os adicionais são facultativos. Caso os municípios, estados e Distrito Federal decidam adotar os critérios adicionais, deverão fazê-lo escolhendo até três destes.

Quais os documentos necessários?

As pessoas interessadas no financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Sendo assim deverão entregar no momento do cadastro os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade com foto;
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Comprovante de renda dos últimos 6 meses;
  • Carteira de trabalho;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de estado civil;
  • Cópia da CLT;

Os profissionais autônomos ou liberais podem comprovar a renda através de seus extratos bancários. E também declaração do último imposto de renda. Em conclusão para não esquecer nada, procure se informar com antecedência sobre a lista de documentos necessária.

Sendo assim se for selecionado para o programa, a caixa lhe enviará um convite para uma reunião onde serão informadas as datas e pré-requisitos para dar início ao processo de financiamento. Em conclusão antecipadamente nessa etapa, você deverá entregar também os seguintes documentos:

  • Cadastro Habitacional;
  • Ficha de cadastro;
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato do FGTS atualizado;
  • Comprovante de despesas (água, luz, aluguel, entre outros);

Após aprovação de toda a documentação, a família já pode assinar o contrato e fazer a mudança para o imóvel no mesmo mês. O pagamento do bem financiado poderá ser feito em prestações por um período de até 360 meses, sendo que a primeira prestação deverá ser quitada em até 30 dias após assinatura do contrato.

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3 comentários

  1. Quero fazer meu bolsa família. mas tenho medo do meu finaciamento nao ser aprovado pela caixa….tendo em vista que ja foi pago a entrada …estou esperAndo só assinar com a caixa…nesse caso se eu cadrastar no bolsa familua posso ser reprovada no meu financiamento

    1. acredito que não, pode acontecer de não ser aprovada no bolsa família se tiver renda superior as regras do programa

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