Minha Casa Minha Vida – Cadastro e Sorteios (Como Funciona)

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Programa Minha Casa Minha Vida é um dos melhores do Brasil quando o assunto é casa própria financiamento de moradia popular. Isso porque esse é um dos poucos programas que faz o financiamento de moradia popular. Em suma usando parcerias que constituiu com Prefeituras locais para que isso aconteça.

Inscrições em Sorteios de Moradias Populares do Minha Casa Minha Vida

As inscrições do programa Minha Casa Minha Vida podem ser realizadas de muitas maneiras. Porém quando o assunto são as casas populares a melhor forma de se inscrever. Ainda que muitas vezes a única, é procurando a Secretaria de Habitação do seu município e dando entrada no cadastro.

A maioria das cidades tem um cadastro que lista as pessoas que não tem acesso a uma casa própria. Apontando um índice de pessoas que precisam de moradias populares e que tem o direito de conquistar isso por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Documentos Minha Casa Minha Vida 2018

programa Minha Casa Minha Vida também exige alguns documentos daquelas famílias que desejam fechar o contrato. Os documentos abaixo devem ser apresentados no caso de consulta na agência da Caixa e também no dia do sorteio:

 RG;

– CPF;

– Cadastro Habitacional;

– Comprovante de Renda dos últimos 6 meses;

– Extrato do FGTS atualizado;

– Imposto de Renda;

– Carteira de Trabalho;

– Certidão de Casamento caso seja casado;

– Extrato bancário dos últimos 6 meses;

– Declaração de imposto de renda do período anterior;

– Comprovante de Água, Luz, Aluguel, Escola, entre outros;

Cidades Minha Casa Minha Vida 2018

programa Minha Casa Minha Vida pode acontecer em diversos estados, assim como nas edições anteriores. Todos os anos vários estados recebem o programa Minha Casa Minha Vida. Em suma expectativa é que em 2017 ele passe nos seguintes:

Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Acre, Pará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, entre outros.

Você pode acessar o simulador do programa Minha Casa Minha Vida através do site oficial da Caixa Econômica Federal nowww.caixa.gov.br.

Ao acessar você deverá informar se é uma Pessoa Física ou Jurídica e dar todos os dados que o sistema pedir. Além de informações pessoais, você terá que dar informações sobre o imóvel desejado.

Sorteios Minha Casa Minha Vida – Quando Acontecem

Geralmente, os sorteios de moradias Minha Casa Minha Vida acontecem após a construção das residências populares. Em parceria com prefeitura da cidade aonde as moradias foram feitas é marcado um dia aonde todas as famílias. Visando que estão no cadastro são convocadas e o sorteio é feito publicamente, por meio de um número de inscrição.

As Casas Sorteadas pelo Minha Casa Minha Vida São Gratuitas?

Um dos maiores erros é acreditar que não precisa pagar nada pela casa sorteada pelo programa Minha Casa Minha Vida. Isso porque a casa é sorteada para que a pessoa tenha direito dos benefícios de financiamento e moradia no ato.

No entanto, existe sim o valor a ser pago para Caixa mensalmente. Sendo que esse valor vai de R$ 25 a R$ 200,00. Tudo depende do perfil de financiamento que a Caixa fez para aquela casa popular e da renda familiar de cada uma dessas pessoas.

Porém, vale muito a pena fazer parte de um processo de sorteio, pois a pessoa acaba tendo uma chance real de conquistar uma casa, já que o valor cobrado pelo financiamento da Caixa geralmente é bem abaixo de mercado e a pessoa tem a grande chance de conseguir pagar essa mensalidade, coisa que não acontece com relação aos valores de aluguel que ela tem para pagar.

Como Saber o Resultado dos Sorteios do Minha Casa Minha Vida?

O nome sorteado pelo Programa de casa populares é divulgado pela Prefeitura em seu Diário Oficial da União, mas também é divulgado no ato do sorteio, quando as pessoas fazem a retirada simbólica das chaves.

Depois do sorteio a Secretaria de Habitação precisa que a pessoa se apresente diretamente lá para que possa fazer o seu cadastro. Leve consigo o RG, CPF, comprovante de endereço e de renda. Todos os documentos devem ser apresentados no ato do recebimento da chaves e suas cópias. Documentos adicionais podem ser solicitados se a Secretaria precisar de mais comprovações.

As moradias sorteadas não podem ser transferidas, pois são concedidas as pessoas carentes e suas famílias, não tem cunho de enriquecimento ou é fornecida para que seja colocada para alugar e muito mesmo pode ser comercializada depois que a documentação sair.

Quem vende a casa popular perde o beneficio e a casa pode ser restituída ao Estado, já que o governo que pagou parte do valor da moradia.

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16 comentários

  1. Gostei muito de ter uma oportunidade de ter uma casa,nao so pra mim mas para aqules que necessita

  2. Fiz minha inscrição em 2009, até hoje aguardo quando será a minha vez. Gostaria muito de ganhar a minha casa.

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