Sorteio Minha Casa Minha Vida – Como Funciona

Sorteio Minha Casa Minha Vida

Vale a pena compartilhar!

Sonha em sair do aluguel? Participar do sorteio minha casa minha vida pode ser o caminho para realizar o sonho da casa própria.  Ele é uma das alternativas mais populares e garantidas de o financiamento e compra do imóvel.

Imagina só, você e sua família morando no que é seu com conforto e tranquilidade. Sem depender de aluguel ou viver de favor. Sim! Você vai poder viver com muito mais qualidade de vida.

Então, segue comigo para entende melhor como participar o sorteio Minha Casa Minha Vida.

Sorteio Minha Casa Minha Vida: Inscrição

A inscrição para o Minha Casa Minha Vida é bem simples, mas alguns pontos devem ser observados. As Faixas 1 e 1,5 possuem regras diferentes das Faixas 2 e 3. Entenda melhor:

Faixas 1 e 1,5

Nestas faixas, a renda pode ser de até 2.600 reais. Sendo assim é preciso fazer um cadastro na prefeitura, entidade organizadora ou governo local. Procure a Secretaria de Habitação da sua cidade para se informar.

A princípio, basta comparecer ao local com documento com foto. Famílias que recebem outros benefícios como o Bolsa Família já estão no Cadastro Único, o que facilita o processo.

Faixas 2 e 3

Essas são podem ter renda de no máximo 7 mil reais, sendo que não é necessário fazer inscrição! Basta consultar a Caixa Econômica, o Banco do Brasil ou um Agente Imobiliário que vai explicar as condições de financiamento que se aplicam ao seu caso.

É recomendável acompanhar as notícias da sua cidade e consultar todas as fontes possíveis para estar sempre atualizado sobre o programa e não perder a inscrição.

Regras após ser Contemplado no Programa no sorteio minha casa minha vida

Conquiste a casa própria com o sorteio Minha Casa Minha Vida
Conquiste a casa própria com o sorteio Minha Casa Minha Vida

Para receber os benefícios você deve seguir alguns parâmetros estabelecidos pelo Governo Federal. De forma geral, há as seguintes condições:

  • A prestação do financiamento não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal do titular.
  • Sua renda familiar bruta deve ser até R$ 7.000,00 por mês.
  • O imóvel deve ser utilizado para a moradia do titular.
  • O titular do financiamento não pode possuir imóvel financiado (mesmo que quitado) em seu nome.
  • Não é possível financiar imóvel para moradia de terceiros.
  • O titular das prestações não pode ter utilizado FGTS para financiamento nos últimos 5 anos.
  • Não é permitido vender seu imóvel antes do fim do financiamento.
  • O titular do financiamento não pode ter restrição de crédito.

Documentos para sorteio

Para que seja feita sua inscrição no Minha Casa Minha Vida e para que você não tenha nenhum tipo de problema, é bom lembrar que os documentos necessários são:

  • Carteira de Identidade.
  • CPF.
  • Comprovante de renda dos últimos 6 meses.
  • FGTS.
  • Cópia da Carteira de Trabalho.
  • Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Física.
  • Comprovante de Estado Civil.

No caso dos trabalhadores autônomos, é possível apresentar os extratos bancários e a declaração do imposto de renda do último ano como comprovação de renda

Com todos estes documentos em mão o processo fica mais fácil e realizar a sua inscrição no programa sem problemas.

Sorteio Minha Casa Minha Vida

O sorteio Minha Casa Minha Vida aumenta a qualidade de vida das famílias
O sorteio Minha Casa Minha Vida aumenta a qualidade de vida das famílias

A grande procura pelo Minha Casa Minha Vida, especialmente na Faixa 1, fez com que o período de espera se tornasse grande. Para resolver essa situação foram organizados os sorteios Minha Casa Minha Vida.

O sorteio Minha Casa Minha Vida é realizada para distribuir imóveis para famílias das Faixas 1 e 1,5, ou seja, de baixa renda. Ele é realizado pelo governo e outras entidades organizadoras entre as famílias cadastradas junto aos órgãos representantes.

Após o sorteio, a prefeitura divulga uma lista com o nome dos contemplados que receberão um imóvel com subsídio do governo. Estas pessoas recebem uma carta com um convite enviado pela prefeitura.

Na carta, o sorteado é chamado para comparecer a uma reunião na qual serão tratados todos os assuntos importantes para dar continuidade nos processos do programa e realizar a compra da sua casa.

Agora que você já sabe como funciona o sorteio Minha Casa Minha Vida, compartilhe este artigo com mais pessoas para ajudar no sonho de outros.

Vale a pena compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo